Descrição do projecto:
A forma do projecto aqui apresentado é obtida a partir de vários factores, como o programa, a topografia e a paisagem.
Tendo em conta as dimensões das construções vizinhas e a diferença de cotas de cerca de 5m desde a via pública ao terreno de construção, entendemos que apesar do extenso programa e funcionalidades, não podíamos criar um objecto que apresentasse um volume demasiado grande quando comparado com a moda das construções deste lugar, assim foi decidido que uma parte do edifício seria enterrada de modo a diminuir o impacto visual. Assim o objecto apresentado encontra-se a um nível inferior á via pública de acesso permitindo ao transeunte uma vista para a paisagem sobre a casa construída. Pensamos que desta maneira diminuímos o impacto na paisagem assim como o estorvo na rua para quem por Loureiro se passeia.
A entrada para o terreno está localizada a poente onde se encontra o acesso pedonal e automóvel, através de uma rampa que faz o acesso ao nível de entrada o qual se desenvolve na cota dos 422.30m acima do nível do mar. A este nível encontra-se o rés-do-chão desta habitação permitindo que o volume que aqui é implantado não obstrua a vista a partir da estrada a qual apresenta uma cota média de 427 metros acima do nível do mar.
Este objecto desenvolve-se em dois blocos e dois níveis, os quais estão dispostos de forma a tirar o máximo partido da paisagem, por esta mesma razão, os dois blocos abrem a meio com um angulo de 10 graus entre eles, o que permite também ter mais privacidade entre a parte social e privada da habitação aumentando a funcionalidade e o conforto da mesma. No nível da entrada principal encontram-se todas as áreas mais reservadas da casa que serão usadas com um ambiente familiar, no piso inferior estão os quartos de convidados assim como as áreas de uma cozinha para os convidados, ginásio, arrumos e espaço técnico.
A entrada principal está estrategicamente colocada num volume central do edifício, aqui temos acesso a um hall de distribuição que nos oferece uma imensa paisagem que podemos admirar através de um grande envidraçado estrategicamente colocado para proporcionar a quem entra uma vista da cidade do Peso da Régua por entre os dois volumes que compõem a habitação.
A partir deste hall temos acesso tanto ao piso inferior como á sala e cozinha, ou á parte mais reservada da casa que são os quartos. O acesso ao piso inferior pode ser feito, tanto pelas escadas interiores como pelas exteriores. As escadas exteriores serão usadas maioritariamente pelos convidados ou caso se queira aceder directamente à piscina ou aos jardins.
Devido ao nível a que se irá desenvolver esta habitação, a cobertura desta casa será alvo de um estudo aprofundado para a tornar num elemento a contemplar juntamente com a paisagem, deste modo será executado na cobertura um “jardim Zen” em pedra o qual será desenvolvido com carácter artístico temático da região que reproduzirá uma parte dos montes e vales da região do Douro.
Localização:
Torre – Loureiro
Freguesia de Loureiro
Régua – Portugal
41°18’62.1″N | 7°81’07.0″W